TFCD – TFP Intercâmbio Fotográfico


Olá, bem-vindo a esta seção de intercâmbio fotográfico TFP – TFCD.

[Versión en Español AQUI]

[English version click HERE]

Se você chegou até aqui quer dizer que está interessado em obter mais informações sobre as sessões de intercâmbio de fotos TFP-TFCD, ou talvez gostasse de participar numa. Se assim for então continue lendo.

Como fotógrafo eu estou sempre à procura de novas pessoas para trazer algo novo para o meu portfolio. Meus principais interesses são a fotografia de moda, retratos e fitness, masculina e feminina. As tatuagens são sempre bem-vindas. Não importa se você é amador ou tem experiência como modelo, se você conta com uma boa presença e pensa que pode encaixar no meu portfolio não hesite em contactar-me aqui para organizar uma possível colaboração. Estou aberto a qualquer proposta interessante.

Se esta é a primeira vez que você ouve falar de um sessão TFP-TFCD deixe-me fazer uma breve introdução.

O QUE É TFP?

TFP / TFCD significa Time for Portfolio / Time for CD (de imagens digitais), o que quer dizer que os participantes do intercâmbio, modelo e fotógrafo, põem à disposição seu tempo e talento para criar uma série de imagens de alta qualidade a fim de melhorar o portfolio de cada participante, que poderão ser entregues em CD ou digitalmente. A grande vantagem aquí é que se podem criar livremente imagens criativas ante qualquer ideia que se tenha.

Com este intercâmbio se obtem um benefício mútuo, o modelo recebe imagens profissionais para uso pessoal ou de trabalho e o fotógrafo contará com novo material com o qual promover os seus serviços, melhorando e ampliando o seu portfólio. Este intercâmbio não é remunerado, por tanto não tem troca de dinheiro mas sim de talento, mesmo assim este ensaio deve ser encarado como se fosse um trabalho pois pode ser a base para trabalhos futuros.

COMO FUNCIONA?

– A Sessão

Uma vez de acordo em fazer a sessão, vamos começar a trabalhar. Irei compartilhar com você algumas informações para que possa ter uma ideia geral da sessão. Aqui inclúo recomendações gerais a respeito de horários e locais, roupas adequadas e exemplos de referência para facilitar o trabalho e assim definir a ideia principal em torno da qual concentrar a sessão. Tudo vai ser uma decisão conjunta, então ficaremos em contato.

 – As Fotos Finais

Após a sessão eu enviarei as fotografias resultantes para você escolher as melhores (entre 6-8 imagens), que irei editar e retocar para obter imagens profissionais.

– Os Direitos

Para beneficiar a todos e evitar qualquer inconveniente, os participantes da sessão vão assinar um acordo indicando a cedência de direitos de autor pelo fotógrafo e cedência de direitos de imagem por parte do modelo. Não precisa de se preocupar, é apenas uma garantia para que todos possam usar as imagens de uma forma profissional e segura.

– O Uso das fotos

O uso das imagens poderá ser para fins profissionais de auto-promoção, e pode ser para uso pessoal pelo modelo. Se você quiser fazer uso comercial do mesmo, deverá ser sob o consentimento das partes envolvidas.

Espero que esta informação tenha sido de ajuda para ter uma idéia geral de como uma sessão TFP – TFCD funciona. Se você tiver alguma dúvida ou quiser fazer uma colaboração, entre em contato comigo e eu responderei com a maior brevidade possível. Atualmente resido em Lisboa (Portugal) e costumo viajar para Sevilha (Espanha).