RECOMENDAÇÕES PARA A SESSÃO DE FOTOS 


Este documento lhe dará uma melhor idéia sobre o funcionamento da sessão de fotografía, bem como algumas dicas e recomendaçoes para as questões gerais que possa ter.

01. ANTES DA SESSÃO 


– POR QUE QUER FAZER ESTA SESSÃO? 

Já fez fotos profissionais e tem curiosidade de saber como seria? ou precisa de novas fotos para promover-se em agências de modelos? Ou talvez você tem uma competição e quer aproveitar a boa forma. Seja qual for a razão, será um bom começo compartilhá-la para ter uma melhor idéia sobre como abordar a sessão desde o início.

– COMO QUER SER FOTOGRAFADO? 

Qual é a sua a sua idéia principal? Como você quer retratar-se? Tenho certeza de que você tem alguns exemplos que inspiram você. Toda esta informação será útil para discutir qualquer elemento da sua sessão. Isso irá ajudar no estilo da sessão de fotos que você está procurando e o objetivo que você quer alcançar.
  
O estilo pretendido é muito importante para obter um bom resultado. Uma grande fonte de idéias e inspiração é navegar na internet, Pinterest está cheio de boas imagens das quais poderá tomar como ideias. Uma vez que você encontrar algo que goste, compartilhe-lo comigo.

– ONDE QUER REALIZAR A SESSÃO? 

Onde você quer que a sessão seja feita? Alguma ideia? Sua casa? O seu parque favorito? Um lugar que você use para ir para relaxar? Neste momento eu não possuo nenhum estúdio, mas há muitas outras opções lá fora, para escolher, basta mantê-lo simples.
Você é o mais importante da sessão, você apenas precisa decidir se prefere paisagem urbana ou qualquer outro lugar em particular. Podemos compartilhar idéias até encontrar o lugar perfeito para você.

– QUANDO TEM DISPONIBILIDADE?

A iluminação em ambiente exterior é melhor durante as horas perto do nascer e pôr do sol. Isso significa ao início da manhã, as duas primeiras horas depois que amanhecer, e no final da tarde, as duas horas que precedem ao entardecer. O horario exato dependerá da época do ano.
Diga-me as suas preferências e vamos definir uma data para a sua sessão, quanto antes você decidir maior a possibilidade de obter o dia desejado, precisamos combinar as nossas disponibilidades.

– O QUE VESTIR?

Qual é o seu estilo? Com que roupa você gostaria de aparecer nas fotos? Pode escolher vários estilos e trocar durante a sessão. Pode ser um estilo formal de terno, algo mais casual ou roupa mais desportiva ou de gym. Também poderá ser uma sessão mais íntima em roupa interior, sunga ou apenas sem camisa. Qualquer idéia que você tenha é só dizer e tentaremos reproduzi-la da melhor forma possível.
  
Algumas recomendações gerais são de não usar roupas que combinem demais, pode ser usado com estilo, mas sem o extremo. Roupas com padrões ou desenhos são sempre bem-vindos assim que não atrair muito a atenção, a menos que essa seja a intenção. Acima de tudo eu sempre recomendo levar o que é confortável, o resultado será sempre melhor diante das câmeras.

ACESSÓRIOS 

Alguns acessórios pode ser interessante, dependendo do assunto e da época do ano, incluem:
Óculos; relógio; anéis; chapéu; mochilas ou sacos; laços; lenços; diferentes sapatos, tenis ou botas; camisas de manga comprida, curta ou sem mangas; roupas e acessórios esportivos; calças de ganga, casual ou curtas; coletes; Fones de ouvido … e qualquer coisa que pensar. Eu acho que com estes exemplos você pegou a idéia. Eu irei apenas certificar-me de que você não usará tudo isso ao mesmo tempo. 

CICATRIZES E IMPERFEIÇÕES

Se você está nervoso e uma espinha ou similar aparece um dia antes da sessão tenho certeza que você se pergunta, por que eu? por que hoje?! Bem, não se preocupe. Se algo o incomoda, poderá me avisar e eu tentarei resolve-lo na fase de edição para isso não impedir que você apareça no seu melhor.

CUIDADOS PESSOAIS 

Algumas dicas para ter em consideração o dia da sessão:
– Durma bem na noite anterior, as olheiras não são amigas das fotos. 
– Não se embriague, ou pelo menos não muito! Como as sessões geralmente acontecem nos finais de semana pode ser um cenário provável. É só manter isso em mente. 
– Comer com moderação, uma refeição pesada pode ser desconfortável. 
– Se você pensa em fazer um corte de cabelo ou barba para o dia da sessão, pense os dias que você vai precisar até o tamanho crescer segundo o desejado.

02. O DIA DA SESSÃO 


SEJA VOCÊ MESMO

O mais importante de tudo é relaxar e ser você mesmo. Naturalidade e boa disposição é o segredo. Se você está nervoso, isso vai ser perceptível nas fotos. Tome-se o tempo que precise na sua preparação e tente chegar cedo à sessão. Lembre-se que você vai chegar atrasado sempre se agradece informar. Certifique-se de que você leva tudo consigo no dia da sessão.

POSAR OU NÃO POSAR?

Para muitos a pose não é natural e para outros é. De qualquer forma eu vou tentar falar com você enquanto faço fotos para dar dicas e comentários, com a finalidade de encontrar o melhor ângulo e expressão em cada caso. Se em algum momento você se sente desconfortável com alguma coisa me diga e eu o evitarei para que isso não afecte o resultado. E se durante a sessão tem qualquer ideia ou proposta não hesite em partilhá-la comigo. Aqui, o segredo é ser natural, sem tentar forçar qualquer posição.

ACOMPANHANTE

Se você quiser ir acompanhado na sessão por alguém da sua família ou um amigo não há problema. Há apenas algumas considerações para manter em mente:
– Você deve estar confortável com esta situação, por isso deve haver confiança. Note-se que vai estar posando e isso pode ser uma situação “estranha” para o seu acompanhante. Se você acha que isso pode criar uma certa timidez ou qualquer outra situação desconfortável pense que pode afectar o resultado final. 
– O acompanhante pode seguir a sessão por enquanto não interfira no andamento da mesma. 
– Não poderão participar na sessão, a menos que tenha sido previamente combinado.

03. APÓS A SESSÃO 


E FINALMENTE AS FOTOS 

Após a sessão, levarei as fotos para casa para organiza-las. Em poucos dias, enviarei uma amostra das fotos realizadas para escolher entre as melhores (a quantidade final dependerá de você, normalmente entre 10 e 15). Da minha parte, eu posso lhe dar uma opinião sobre aquelas que tem maior potencial.
  
Depois de saber quais são as fotos seleccionadas começarei a trabalhar e as vou editar e retocar para obter o melhor de cada uma. Após duas semanas eu vou lhe enviar as fotos finais para que você me dê a sua opinião. Se precisar alguma modificação ou não se não estiver satisfeito com alguma coisa em concreto, me avise para poder ser solucionarmos. Quando tudo estiver pronto, vou enviar-lhe duas versões das fotos finais, uma em alta resolução e mais uma preparada para publicação em qualquer página web ou perfis sociais.
  
Como já viu, todo o processo é mais do que chegar e tirar as fotos. Priorizo um trabalho mais organizado e com precisão! Embora pareçam muitas informações, cada detalhe conta para garantir a sua satisfação com as fotos. E para que tudo de certo preciso da sua colaboração. Então, vamos a isso?